A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Jornal de Bordo n°1 _ Ano 2010

O fato de ainda não "transpirarmos" otimismo, da mesma forma que o panorama anunciado, interna e externamente, da economia brasileira, não nos faz menos animados para o trabalho. Afinal, há 23 anos, nós da SFB nos empenhamos em fazer a nossa parte na construção desse mundo melhor e possível. É pequena, num país tão grande e com tantos desafios, mas o trabalho de apoio às iniciativas comunitárias de atendimento a crianças e adolescentes, nos mostra, a cada dia, que este é o caminho: a educação, a solidariedade, a valorização da pessoa, a mobilização popular.

É inegável que o desenvolvimento de um país não está baseado apenas em suas riquezas, mas na divisão igualitária destas riquezas e na garantia do acesso a uma educação de qualidade. Não negamos os avanços no crescimento da economia brasileira, mas basta um simples olhar para o dia a dia nas comunidades da Baixada Fluminense, onde trabalhamos, para sabermos que ainda nos falta um longo caminho.

A distribuição de renda no país continua gravemente injusta e estamos longe de alcançar as metas do Programa Nacional de Educação. Se, em 2006 deveríamos ter atingido 30% de atendimento à faixa de 0 a 3 anos, chegamos a 2009 com apenas 18%. Além disso, ainda não temos políticas concretas que traduzam o reconhecimento da importância desta faixa etária como período decisivo na vida de um cidadão.

Sabemos que o ano de 2010 nos reserva muito empenho, nos chama a inovar no trabalho e nos desafia a encontrar estratégias que possibilitem o trabalho das educadoras e lideranças. Esperamos estender nossa “rede de solidariedade” tão longe quanto nossos sonhos alcançam. E agradecemos, acolhedoramente, a todos os que se juntam a nós, dia após dia, como companheiros de caminho.

COMO PARTICIPAR?

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2009


Apresentamos aqui um relato do que foi realizado em 2009. Vocês encontrarão muitos números significativos do trabalho realizado. Devemos somar a eles o rosto de cada uma das educadoras, agentes comunitárias, crianças e adolescentes beneficiados pelas iniciativas que vocês apoiaram. Também muitos sonhos, muita luta, muitas conquistas e uma enorme garra para continuar!

MOMENTOS DE DESTAQUE TERCEIRO TRIMESTRE DE 2009

Sempre que recebemos o incentivo, a visita, o olhar, a avaliação sobre o nosso trabalho e o carinho de pessoas comprometidas com a solidariedade, nos alimentamos para seguir a caminhada. Desta forma, mesmo com algum atraso, não poderíamos deixar de destacar alguns momentos do ultimo trimestre de 2009 que foram muito importantes para nós.
PERSPECTIVAS 2010

Integrar 3 importantes eixos (educação, saúde da criança e arte-cultura) na formação oferecida pela Rede Comunitária de Formação e Estágio, ampliar as parcerias desta Rede, continuar incentivando a retomada e conclusão dos estudos formais das educadoras, trabalhar uma cultura de paz através da Educação pela Paz, incentivar os grupos com assessoria técnica e apoio financeiro, utilizar a arte-educação como ferramenta de formação e integração, envolver as famílias das crianças no trabalho, apoiar o Núcleo de Creches e Pré-escolas Comunitárias da Baixada, participar de fóruns e redes, manter a equipe integrada e coesa, captar recursos,intensificar a troca com nossos parceiros e zelar pela transparência institucional. Este seria um resumo de nosso plano de ação para este ano, incluindo estratégias que pretendem, em médio prazo, possibilitar a publicação da metodologia utilizada pela SFB.

Além disso, acompanharemos as discussões e encaminhamentos em nível nacional das questões sobre educação. Continuaremos fazendo parte do colegiado do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro e apostando no Plano Nacional de Educação, que estará na pauta do Conae (Conferência Nacional de Educação), no próximo mês.

Continuaremos fazendo nossa parte, com teimosa solidariedade, seguindo um ensinamento de Gandhi: "Seja a mudança que você deseja ver no mundo."



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br