A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Comemoramos os nossos 25 anos de solidariedade no dia 16 de maio de 2011. Foi um dia importante para todos os que acreditamos na construção de um mundo melhor e também para as fundadoras da instituição que iniciaram esta aventura. Temos a felicidade de publicar aqui alguns depoimentos destas pioneiras.
Aumentam os anos de existência e, da mesma forma, a responsabilidade na realização do trabalho de formação. A Rede Comunitária de Formação e Estágio (RCFE) continua ativa, realizando seus programas de formação continuada e compondo novas parcerias.
A nossa participação em redes e fóruns também continua com entusiasmo. Representando a SFB no Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro, Edson Cordeiro teve atuação destacada no IV Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Sudeste.
Além disso, eventos e iniciativas pessoais, empresariais e institucionais não faltaram para dar impulso ao trabalho da SFB neste primeiro semestre.
Que você tenha uma leitura agradável do nosso jornal e que nossas ações relatadas aqui, possam traduzir nosso sincero agradecimento a todos que se juntaram a nós para sonhar e construir conosco durante estes 25 anos!

COMO PARTICIPAR?

SFB comemora 25 anos

Em 16 de maio de 1986 nascia a SFB. Semente que deu muitas flores e frutos que se espalham da região metropolitana do Rio pelo mundo afora…
Site SFB
Programas da Rede

Neste 1º semestre de 2011, A RCFE (Rede Comunitária de Formação e Estágio) propôs vários programas de formação às educadoras dos Ceics da Baixada Fluminense.
Educação Infantil: avanços, perspectivas e desafios

O IV Encontro dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Sudeste aconteceu nos dias 06 e 07 de Junho de 2011 - dando continuidade aos Encontros dos Fóruns Regionais de Educação Infantil do Movimento Interfóruns do Brasil - Mieib.
Aconteceu nos dias 06 e 07 de junho do corrente ano, na Universidade Federal Fluminense (Niterói – RJ), o “IV Encontro dos Fóruns de Educação Infantil da Região Sudeste”, com o tema: “Educação Infantil – avanços, perspectivas e desafios”, contando com a participação de cerca de 200 pessoas.
A SFB participa da coordenação colegiada do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro, tendo contribuído efetivamente na organização do mencionado evento por meio do membro de sua equipe técnica Edson Cordeiro que fez uma apresentação sobre: O PNE e a Educação Infantil. Essa mesa também contou com a participação de Leni Medeiros, assessora do Deputado federal Alessandro Molon, e do dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.
Momentos de destaque

Neste semestre, iniciativas solidárias e eventos não faltaram!
A SFB teve o prazer de receber um parceiro francês; de ser convidada para participar da Copa da Fraternidade (Fraternity Cup) em Paris e de contar com a mobilização solidária de vários amigos e colaboradores.
Novas Parcerias na SFB

Duas fundações se juntaram a nós no trabalho que desenvolvemos: A Fundação Air France e Fundação GDF-Suez passaram a apoiar os programas de formação continuada das educadoras da Rede Comunitária de Formação e Estágio da Baixada Fluminense.
A empresa Lafarge Cimento também passou a fazer parte de nossos parceiros, ampliando a rede de solidariedade da SFB.
Em campanhas e doações, novas parcerias também foram estabelecidas: A empresa Granado com sua valiosa participação na campanha de higiene por meio da doação de artigos para crianças de 4 Centros Comunitários e a Leroy Merlin realizando doação de materiais de construção para 1 Centro Comunitário extremamente necessitado.
Agradecemos a todos por atuarem conosco na defesa do direito e da qualidade à educação das crianças e adolescentes, pela confiança e pela parceria que possibilitará a SFB ampliar as formações.
Idas e vindas

Na diretoria da SFB, nova eleição aconteceu em março, promovendo algumas mudanças. Daniela Barrier, Richard Barbeyron, René Vergne e Candido Cardoso passaram a compor a diretoria, vindo nos dar uma importante força no trabalho. Parabéns e bem-vindos à nova diretoria 2011-2012 da SFB!
Eleitos unanimemente, Diretores Honorários, que merecem nossos mais sinceros agradecimentos e admiração pelo grande trabalho que realizaram com a SFB, fazendo-nos chegar até aqui, nesta comemoração de 25 anos: Marie Moreira Alves, com 20 anos de dedicação ao nosso trabalho, tendo sido presidente em vários mandatos e Jean Jacques Faust, com 16 anos de atuação na diretoria, também tendo sido presidente em alguns mandatos.
Luzia Fonseca, que acompanhou o trabalho participando da diretoria durante 10 anos e sempre realizando trabalho de campo conosco com entusiasmo, energia e dedicação, deixa a diretoria anunciando claramente que continuará acompanhando o trabalho.
A equipe da SFB agradece a toda esta imensa ”força” e a confiança depositada em nós.



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br