A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Muitas foram as mobilizações em torno da educação infantil neste ano no país, colocando este tema mais assiduamente nas pautas governamentais. No nível municipal, na Baixada Fluminense, continuam as dificuldades nas negociações de convênios dos Centros Comunitários com as prefeituras. De nossa parte, colocamos nossos esforços para contribuir nestas discussões e ações por meio da participação no Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro, na Rede Nacional Primeira Infância, com apoio técnico e financeiro ao Nucrep - Núcleo de Creches e Pré-escolas da Baixada Fluminense e com as formações às educadoras da Rede Comunitária de Formação e Estágio da Baixada.
Nesta edição, comentamos algumas destas atividades e acontecimentos do 2º semestre. O nosso Relatório Anual estará publicado em breve no site, oferecendo uma visão mais ampla do trabalho realizado ao longo deste ano.
Boa leitura!

COMO PARTICIPAR?

Comemoração dos 25 anos

Neste segundo semestre realizamos as comemorações dos 25 anos da SFB. Foi uma oportunidade de confraternizar com colaboradores e parceiros, inclusive com as educadoras dos Centros Comunitários, comemorando as conquistas que tivemos nestes anos.
Nossos agradecimentos a todos os que trilharam conosco nestes 25 anos, aos que nos ajudaram nas comemorações e ao Sesc de Nova Iguaçu que nos cedeu espaço para reunir e relembrar nossa trajetória com parceiros, equipe, diretoria, antigos e atuais. Nenhuma conquista seria possível sem estas mãos que construíram a SFB numa caminhada solidária de tantos anos.
O que aconteceu no 2º semestre

Educadoras dos Centros Comunitários que participam da Rede Comunitária de Formação e Estágio da Baixada Fluminense (RCFE) continuaram recebendo formação neste 2º semestre.
Momentos de destaque: Educação Infantil, avanços, perspectivas e desafios.

A SFB contribui para a política educacional brasileira participando de diversos fóruns. Edson Cordeiro é o nosso representante nesses espaços.
Novas Parcerias

A Escola Antroposófica “Recanto do Fazer”, em Nova Iguaçu, ofereceu estágio para 06 educadoras de centros comunitários da RCFE.
O Espaço Cultural Sylvio Monteiro, parceria já firmada no 1º. semestre, continuou nos apoiando na realização de oficinas e encontros da Rede.
Novos Centros Comunitários são parceiros participando da RCFE: Creche São José Operário, em Nova Iguaçu e Mundo Novo da Cultura Viva e Creche Casulo Nossas Crianças, em Mesquita.
Idas e vindas

Sébastien Clerc chegou no mês de outubro para trabalhar 02 meses como voluntário na SFB. Com bom humor e compromisso se revelou um colaborador imprescindível dando uma força definitiva na campanha de Natal de 2011. A equipe agradece!!!



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br