A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Algumas previsões de especialistas macroeconômicos divulgadas na mídia indicam que, daqui a dois anos, o Brasil poderá chegar a ser a 5ª maior economia mundial... Atualmente já podemos observar que o país adquiriu, aqui e no exterior, uma imagem extremamente positiva em relação a uma economia saudável e poderosa. No entanto, o Brasil continua apresentando muitas fragilidades, se considerada a preocupante realidade da distribuição de renda e de outros indicadores de desenvolvimento como a educação e a saúde.
Assim, na medida em que cresce a potencialidade do Brasil, a SFB enfrenta a realidade com os Centros de Educação Comunitários apoiados por nossa instituição. Dia a dia, educadoras e lideranças lutam contra todas as dificuldades e descasos para manter o atendimento a milhares de crianças e famílias que, sem a existência desses Centros, não teriam o apoio social necessário para seguir adiante. Essa realidade, tão distante das mídias e dos índices macroeconômicos que sugerem o Brasil como uma das primeiras potências econômicas mundiais, nos alerta para a necessidade de trazer a questão da educação no país contextualizada na condição de vida da população, para patamares cada vez mais visíveis e com possibilidades de provocar a transformação necessária em nossa sociedade. Configura-se aí o nosso grande desafio, de envolver cada vez mais pessoas, parceiros, colaboradores e instâncias na prática cidadã de defesa do direito à educação, exigindo pleno acesso e qualidade, já que entendemos que essa sempre será a premissa fundamental para que uma nação possa ser considerada entre as primeiras potencias mundiais.

COMO PARTICIPAR?

Em 2012, divulgar é preciso!

No início deste ano, conseguimos “dar à luz” à publicação O Amanhã que a gente tece: práticas em Educação Infantil Comunitária na Baixada Fluminense, sobre os primeiros 8 anos de atuação da Rede Comunitária de Formação e Estágio.
RCFE-Rede Comunitária de Formação e Estágios

Parte de nosso trabalho, a Rede Comunitária de Formação e Estágio da Baixada Fluminense (RCFE) continua batalhando pelo direito à educação, desenvolvendo formações que beneficiam a educadoras e crianças dos Centros Comunitários da Baixada.
Educação infantil: avanços, perspectivas e desafios

Edson Cordeiro é a pessoa da equipe que representa a SFB na Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e participa atualmente de um grupo de trabalho que prevê a implementação de Planos Municipais da Primeira Infância no estado do Rio de Janeiro a partir de um guia elaborado pela RNPI. Nucrep e SFB estão responsáveis por mobilizar as instituições governamentais e não governamentais de 1 município da Baixada Fluminense para a implementação deste Plano.
Momentos de destaque

Iniciativas solidárias de nossos parceiros não faltaram...
Visitas de parceiros

Tivemos o prazer de receber nossos parceiros...



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br