A Solidariedade França-Brasil tem como missão atuar na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, incidindo sobre políticas públicas e investindo nas áreas de educação, saúde, mobilização social e reorganização popular, objetivando a disseminação de metodologias participativas, a equidade social e a prática da cidadania.

Acompanhem as notícias e acontecimentos através de nosso site www.sfb.org.br e da nossa página Facebook www.facebook.com/SolidariedadeFrançaBrasil



Considerando os direitos das crianças e adolescentes, a educação infantil ainda é a área que se encontra mais atrasada em relação às metas, segundo pesquisa do Dieese em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, onde vê-se que apenas 11,4% das propostas governamentais nessa área foram colocadas em prática. Mesmo que, com o Programa Proinfância, o governo federal tenha desempenhado o papel de fomentar o atendimento pelos municípios, o ano de 2013 se inicia com metade do mandato presidencial cumprido e apenas 7 unidades de creche concluídas, das 6 mil prometidas. Uma execução abaixo de 1%.
A primeira meta do Plano Nacional de Educação (PNE), prevista para ser alcançada nos 10 anos seguintes à aprovação, é a ampliação da educação infantil de maneira a 50% da população de 0 a 3 anos de idade. Segundo a mesma pesquisa citada acima, apenas cerca de 18% dessa população é atendida atualmente no país e, para suprir esta demanda, seriam necessárias cerca de 19 mil novas unidades, número bem distante, tanto do prometido como do alcançado até o momento. Na Baixada Fluminense, onde só em Nova Iguaçu, mais de 500 crianças de até 5 anos, viram as portas de 12 creches comunitárias serem fechadas nos últimos quatro anos, os Centros de Educação Comunitários continuam na luta de negociação com as prefeituras para os convênios. Em 2013, será necessário retomar as negociações, muitas vezes do início, com as novas administrações públicas que assumem o município, devido à falta de uma política de continuidade, onde a prioridade seja o interesse da população.
Assim, finalizando o período de trabalho de 2012, a SFB inicia o ano novo numa perspectiva de muito trabalho em relação à incidência sobre as políticas públicas. Continuaremos estendendo nossa rede solidária a fim de contribuir na mudança do atual cenário, atuando na articulação, mobilização e formação de atores sociais que se dedicam a garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Neste Jornal, relatamos alguns acontecimentos do 2º semestre. O nosso Relatório Anual estará publicado em breve no site, oferecendo uma visão mais ampla do trabalho realizado ao longo de 2012.

Boa leitura!

COMO PARTICIPAR?

A incidência política da SFB na Educação Infantil

Por meio da participação em “fóruns e redes”, a SFB tem uma atuação destacada na incidência política no tema da educação nacional, em especial na Educação Infantil.
Destaques em Formação

Educadoras dos Centros de Educação Infantil Comunitários (Ceics) que participam da Rede Comunitária de Formação e Estágio da Baixada Fluminense (RCFE) continuaram recebendo formação neste 2º. semestre.
Momentos de destaque do 2º. semestre 2012

Campanha de natal
A Campanha de Natal mobilizou várias redes pessoais de colaboradores, voluntários e funcionários de empresas, alcançando 497 crianças de 5 Centros Comunitários. Nada disso teria sido possível sem o envolvimento, compromisso e carinho de todos. Agradecemos pelos momentos maravilhosos de felicidade que os padrinhos proporcionaram com sua participação.
Parcerias

Nosso trabalho não seria possível sem parceiros, colaboradores e voluntários que depositam sua confiança e esforços na SFB, atuando conosco em defesa do direito e da qualidade no atendimento a crianças e adolescentes. São muitos os que se juntam à nossa rede de solidariedade. Os mais recentes são as empresas Total E&P do Brasil e Ipiranga, o Senado Francês e o CRIF (Conselho da região administrativa de Île de France).
A Total E&P do Brasil e a Ipiranga passaram a apoiar as ações da SFB junto aos Centros de Educação Comunitários. E já entraram promovendo, além do apoio financeiro, doações de móveis e livros infantis.
O Senado francês e o CRIF fecharam parceria com a SFB France, associação irmã da Solidariedade França-Brasil, para apoiar o Centro Comunitário de Educação Infantil Efraim possibilitando reformas imprescindíveis de melhoria do espaço para as crianças e adolescentes atendidos.
Agradecemos a todos e esperamos que, em 2013, se reforcem os laços da solidariedade!



SOLIDARIEDADE FRANCA-BRASIL
Campo de São Cristóvão, 348, salas 505 e 506
Rio de Janeiro - CEP 20921-440
Tel: (00-55) (21) 2580-4048

E-mail : sfb@sfb.org.br
Site : www.sfb.org.br